Atividade

A Empresa de Cervejas da Madeira, Lda (ECM) é a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira, certificada pelas normas nacionais e europeias (ISO 9001 e ISO 14001). Fabrica, comercializa e distribui marcas próprias de cervejas, refrigerantes e águas, representando ainda marcas prestigiadas noutras categorias (espirituosas, vinhos, sumos e néctares, águas, leites, azeites, vinagres e molhos). Fazendo parte do universo do Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português já com forte investimento internacional, a qualidade e garantia das marcas da ECM decorrem de uma longa experiência fabril dos seus fundadores, com mais de 130 anos.

A ECM assumiu-se sempre como empresa regional, tendo contudo uma postura de abertura na perspectiva de acompanhar a evolução do mercado apostando especialmente na qualidade, no serviço, na rapidez de resposta e na pró-actividade.

Com uma equipa de cerca de 250 colaboradores, serve aproximadamente 3500 clientes e tem uma cobertura de 100% dos pontos de venda da Região. Para corresponder às necessidades dos seus clientes, a ECM proporciona um sistema de pré-venda com entrega em 24 horas tendo a maior força de vendas no sector na Região, um serviço de televenda e uma Linha Verde ao serviço do cliente, o que lhe confere também uma grande capacidade de implementação de promoções e acções de marketing na totalidade das lojas.

Mais recentemente a ECM tem vindo a desenvolver esforços para que os seus produtos estejam à disposição das comunidades portuguesas em todo o mundo. Sendo a mobilidade uma característica da população madeirense, estima-se que actualmente existam cerca de 1 milhão de madeirenses espalhados pelo mundo, com a tradição de preferência pelos produtos da ECM.

Missão

Ser empresa líder no mercado das cervejas, refrigerantes e águas, sendo preferida pelos consumidores, superando as expectativas com produtos e serviços de qualidade. Queremos proporcionar grande satisfação profissional e bem-estar a toda a nossa equipa. Queremos assegurar a longevidade e rentabilidade da empresa.

História

Fábrica

VISITA À FÁBRICA

1
CUBAS DE FERMENTAÇÃO

Equipamento onde o mosto é transformado em cerveja e CO2 na presença de um microrganismo (levedura) e de oxigénio. Este processo é designado por fermentação. Temos uma capacidade instalada de aproximadamente 1,400,000 litros. Todo o processo de fermentação é controlado diariamente pelo nosso controlo de qualidade. Em media uma cerveja demora 8 a 9 dias a fermentar e outros restantes dias em maturação.

BLOCO DE SILAR

Onde se processa o armazenamento de malte e milho. Capacidade instalada 260 Toneladas Malte 120 Toneladas de milho. Estas matérias primas são transportadas em contentores apropriados desde as suas origens sendo a sua descarga feita automaticamente.

2
3
SALA DE CONTROLO

Local onde está centralizado os comandos do Bloco Silar, Sala de Fabrico, monitorização das cubas de fermentação e controlo de todo o sistema de higienização.

SALA DE FABRICO OU BRASSAGEM

É designada por Brassagem a primeira fase da produção da cerveja, isto é o processo de formação e dissolução dos componentes açucarados provenientes do malte e do milho numa solução que se designa por mosto de cerveja. É nesta fase que se adiciona uma outra matéria prima, o lúpulo, responsável pelo aroma e amargor da cerveja. A sala de fabrico tem uma capacidade de produção de 11 fabricos/dia de 15,000 litros cada um. Em função da receita seleccionada podemos produzir Coral Branca, Tónica, Sem Álcool e Zarco. Após esta fase o mosto é arrefecido e arejado sendo então inoculada a levedura para se proceder à fermentação.

4
5
FILTRAÇÃO DE CERVEJA

Após a fermentação a cerveja é filtrada para ficar com um aspeto límpido e translúcido. A cerveja antes de filtrada apresenta-se com um aspeto turvo devido as partículas que se encontram em suspensão, principalmente levedura e complexos proteicos.

LINHAS DE ENCHIMENTO

A ECM possui actualmente 5 linhas de enchimento sendo 2 delas de embalagem de vidro, uma retornável e outra sem retorno, uma linha de Pet, (embalagem plástico) e outras duas de barris de cerveja e de refrigerantes. Em media no verão chegamos a encher um total de 250,000 litros/dia de cerveja refrigerantes e águas.

6

Curiosidades

@ issuu

Newsletter

ESTADO LÍQUIDO @ issuu

Exportação

@ issuu