Todos os pontos de venda do canal Alimentar são pontos de devolução de vasilhame e de recuperação da caução. Em 2021 a ECM conseguiu recolher 3,5 milhões de garrafas dos supermercados, representando 43% de taxa de devolução neste canal. No Horeca a taxa de retorno é de 100%.
A ECM foi pioneira a nível nacional com a introdução no mercado de duas máquinas de recolha de garrafas de vidro reutilizáveis, em 2018, tendo atualmente oito máquinas de reverse vending instaladas no mercado. Estas máquinas só rececionam vasilhame, de referências produzidas pela ECM e são uma poupança para o consumidor. Ao devolver as garrafas de vidro vazias, o consumidor está a poupar o ambiente e a reaver o valor da caução pago no ato da compra.
Sendo o processo de reutilização das garrafas de vidro mais amigo do ambiente, do que o processo de produção de novas garrafas, este esforço e aposta na sustentabilidade traduziu-se em menos 280 toneladas de CO2 emitidas para o ambiente (por cada milhão de garrafas novas de vidro fabricadas são emitidas cerca de 80 toneladas de CO2).
Outro impacte ambiental a considerar na atividade da ECM, é a produção de resíduos decorrente principalmente dos materiais utilizadas no acondicionamento e transporte, das matérias-primas, materiais auxiliares e materiais de embalagem, até à ECM. Todos estes resíduos são entregues a operadores licenciados de gestão de resíduos, que por sua vez tratam da sua recolha e de dar o destino final mais adequado. Os resíduos recicláveis de maior peso são: plástico (PET, PEAD, PEBD), vidro e cartão.
Relativamente às embalagens colocadas no mercado, faz parte da Política da ECM, a utilização, na região, apenas de garrafas de vidro tara reutilizável. Este fator é de particular importância para o ambiente, dado que todos os resíduos recicláveis, como é o caso do vidro, são enviados para centros de reciclagem em Portugal continental, com custos acrescidos para o meio ambiente.